Goal $25,000
Goal $25,000
Ivan Illich
SOBRE
Como fazer o ambiente em que nos encontramos existir?
O Projeto Encontros começou no Brasil (antes que déssemos conta) e nutriu-se dos escrito de Ivan Illich.
A obra deixada por Ivan Illich, bem como sua forma de vida — que tateamos por meio de seus amigos — abarcam princípios que nos chamam atenção pela sua profundidade. Suas investigações, que perpassam a questão sobre quem é o seu próximo nos impulsionaram para uma jornada. Com isso, nos dedicamos, desde 2015, a fazer contato com seus amigos; o desejo de um dia conhecê-los pessoalmente se tornou realidade.
Nasceram os primeiros encontros, ancorados pela hospitalidade, ora ao redor da mesa, cozinhando; ora lendo, caminhando juntos. Aquilo que se apreende convivendo... Em cada encontro fazemos um convite para um retrato. Quando o convite foi aceito, combinamos um momento do dia para pararmos e sentarmos juntos. Preparamos cavalete, tela, pincel e tinta para receber quem se coloca ali, diante de nós, por um instante prolongado, o tempo da pintura.
A busca por aprender por meio do olhar e da escuta, por meio da troca entre gerações. Aprendemos com cada voz possibilidades de respondermos à existência. Descoberta que pode acontecer quando estamos juntos.
Texto e voz de Sajay Samuel - estudante de Illich.
Professor universitário, escritor,
responsável pelas publicações mais recentes
dos escritos de Illich na língua inglesa.
VÍDEO DA CAMPANHA 2019
Busca por uma forma de viver ancorada na amizade, por meio de conversas, pinturas e filmagens. Jornada em terras estrangeiras guiada pelo desejo de experimentar a atmosfera da mesa de Illich.
Clique nas imagens para visitar mais
SOBRE IVAN ILLICH
Ivan Illich (1926–2002), filósofo austro-dálmata, sacerdote católico romano, crítico cultural radical e historiador, foi considerado um dos mais importantes e lúcidos pensadores da segunda metade do século XX. Mais conhecido por escritos polêmicos como Sociedade sem Escolas e A Expropriação da Saúde: Nêmesis da Medicina, Ivan Illich foi autor de vários livros e ensaios, incluindo alguns traduzidos para a língua portuguesa como: Libertar o Futuro e Direito ao Desemprego Criador; e tantos outros ainda nunca traduzidos para o português, como Gender e In the Vineyard of the Text. A longa história do Ocidente ancorou seus amplos estudos, que Illich pois em prática em comunidade com outros. Ele foi professor em muitas universidades, incluindo a Penn State University, Berkeley e a Universidade de Bremen.
Mais informações:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-17072017-123751/pt-br.php