Europe

USA  CAN  MEX

Exhibition, dissertation and material available on the website

New gatherings in Europe, USA and Mexico

We need your support!

Editing material, website launch, new contact with friends We are here!

One year of doctorate research. Second trip to the USA - Conversations and Paintings

Get together with friends - First trip to the USA

"Tools for Conviviality", encountering a thinker

Queridos amigos, 

Estou trabalhando em um projeto que gostaria de compartilhar com vocês: Projeto Encontros.

Eu e meu companheiro Neto Leão estamos nos dedicando juntos a ele. 

 

É um trabalho que tem como base a vontade de aprender! De olhar, ouvir, interagir, estar perto.

Diante da vida que tem se apresentado, sentimos necessidade de parar um curso que ela parecia tomar, para voltarmos a aprender... 

Estamos indo perguntar para um grupo de pessoas de outra geração como têm vivido; como pensam as questões que se apresentam para o ser humano hoje  (e talvez sempre...). 

 

Esse projeto já começou e acontece sempre que paramos para escutar alguém com interesse! 

Eu e Neto fazemos isso com frequência...,

A partir de julho de 2019, porém, nossa dedicação será maior! Estamos deixando nossa casa e empregos no Brasil a fim de passar um ano visitando um grupo de pessoas e aprendendo com elas. 

 

O fio que tem nos conduzido para esse grupo de pessoas específico é um autor que pensou a modernidade de maneira profunda e que compreendia o pensamento e a maneira de viver como coisaindissociáveis! Viveu com seus amigos e com eles construiu possibilidades de pensamento-vida.  Seu nome: Ivan Illich. Faleceu em 2002 e os amigos que uma vez estiveram ao seu redor vivem hoje em diversos países. O que tem nos interessado sobremaneira é sua preocupação com o fato do ser humano ter se separado de si mesmo e dos seus pares. Estudou as instituições que têm estruturado a vida humana na sociedade moderna, e aponta nelas o caminho para o afastamento entre nós. Amizade, hospitalidade, fé, tempo de encontrar o outro, conhecimento que se constrói na amizade... aí parece morar a subversão possível para que a vida que temos em comum tenha beleza e força, e a possibilidade de cumprir as potencias humanas (elas parecem significar maior harmonia com o meio quando estivermos em contato com nós mesmos e com o outro)!

 

É com pintura de retratos que vamos tateando esse instante do encontro. A pintura abre espaço e tempo para o ser humano ser... em sua complexidade se mostra e se esconde e aí compartilhamos o reconhecimento de que estamos vivos! 

 

Projeto Encontros - Projeto de pintura, aprendizagem e filmagem entre os amigos de Ivan Illich.

Vídeos e pinturas dos encontros já realizados estão disponíveis, por eles é possível entrar em contato com pensamento de Illich. Está disponível uma pequena seleção de todo material coletado. O projeto pretende se estender no Brasil em conversas, grupos de estudos, plataforma online com mais conteúdos!

Uma campanha de arrecadação de fundos para esse projeto está acontecendo e vai se encerrar em 30 dias. Acesse o site  para saber mais! 

 

 

Agradeço a atenção,

Espero continuar compartilhando com vocês a jornada,

E muito em breve encontrá-los pessoalmente,

 

Isabelle Cedotti

A reading that objectifies Illich's books, isolating them from myself, from where I am, from the way I live, begins as a performance in dilettantism and ends as a feeble exercise in futility.

Lee Hoinacki

About civilized life, whether vernacular or institutional, there is no one I know who sees so clearly.

John McKnight

In the diverse arenas in which Illich has repeatedly challenged the certainties of official wisdom — from theory and practice in education, medicine, and economic development to cultural history and applied ethics — his characteristic method of intelectual work is that defined by his CIDOC years: repeated, focused conversation with a small circle of colleagues.

Carl Mitcham